Sobre Melissa 

 

Melissa Côrtes da Rosa é natural de Porto Alegre. Graduou-se em nutrição pela Rede Metodista de Educação do Sul (IPA) em 2003, concluiu, em 2005, o curso de pós-graduação Latus Sensus em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Em 2016, concluiu o mestrado em Gerontologia Biomédica e em 2017 ingressou no curso de doutorado no mesmo programa de pós graduação.  (PPG-Gerontologia Biomédica - PUCRS).

 

Atuou como nutricionista assistencial nos hospitais São Lucas e Mãe de Deus, assistindo pacientes dos andares de internação, CTI, ambulatório e consultório.

 

No atendimento ambulatorial, Melissa pôde perceber a dificuldade que os pacientes enfrentam, após a alta hospitalar, para seguir, no dia-a-dia, as orientações fornecidas pela equipe de profissionais .

 

Aula disfagia.jpeg

Em 2006, Melissa iniciou seu trabalho com idosos. Passou a atender idosos institucionalizados, pacientes em consultório e em domicílio, com alimentação via oral ou por sonda. Com os idosos Melissa aprendeu a usar técnicas de cozinha para incentivar a alimentação saudável e corrigir erros alimentares a fim de auxiliar na qualidade de vida. Também, seu conhecimento em produtos nutricionais, disfagia e alimentação por sonda, Melissa se dedicou a ajudar idosos com dificuldades de alimentação a se alimentar pela boca, num trabalho em conjunto com fonoaudiólogos.

 

Hoje com 15 anos de experiência na assistência aos idosos, Melissa também dedica-se a docência, ministrando cursos de capacitação, extensão e pós graduação em Escolas e Universidades. Paralelamente, também atua como Coordenadora do grupo de nutricionistas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a SBGG/RS.

 

Melissa já assistiu mais de 100 idosos semanalmente, em instituições de longa permanência para idosos e pacientes em domicílio. Em 2020, ampliou sua missão de auxiliar idosos, seus familiares e cuidadores, para assumir a docência de cursos online, com objetivo de capacitar nutricionistas para o atendimento de idosos em instituições e atendimentos domiciliares.