Consultas
Atualmente, em função da dedicação ao doutorado, os atendimentos acontecem somente em domicílio para idosos com dificuldade de deslocamento ou que desejam orientação nutricional no conforto do seu lar.
A abordagem das consultas poderão ser de duas formas: prescrição e orientação para nutrição por sonda ou consulta domiciliar baseada na mudança de comportamento alimentar.
ALIMENTAÇÃO POR SONDA: Indicada para idosos com disfagia (dificuldade de deglutição) ou risco nutricional/desnutrição por indicação médica. Na primeira visita é realizada uma anamnese completa, incluindo entrevista com cuidadores, familiares e idosos, se possível, e avaliação antropométrica (peso e medidas de referência) e nutricional, com posterior prescrição nutricional de fórmula enteral. Uma orientação de administração é realizada para os envolvidos na administração da alimentação enteral. É fornecido na primeira consulta uma lista de materiais necessários a administração da dieta, juntamente com locais para aquisição dos produtos prescritos (sem qualquer conflito de interesse). A consulta dura em média 1hora 30 minutos. É recomendável acompanhamento nutricional quinzenal ou mensal de acordo com o estado nutricional do idoso ou doença de base.
MUDANÇA DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR: Em construção. Em breve mais informações.
Algumas situações comuns do idoso que necessitam de acompanhamento nutricional:
-
Alzheimer, Parkinson e demências;
-
Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
-
Sequela de acidente vascular cerebral (AVC);
-
Disfagia ou desmame de alimentação por sonda;
-
Inapetência, emagrecimento não planejado;
-
Diarreia sem causa aparente;
-
Substituição de refeições salgadas (almoço e jantar) por lanches;
-
Índice de massa corporal (IMC) abaixo de 22 kg/m2 ou perda de 5% do peso ou mais nos últimos seis (6) meses.